5ª Aula Prática de TFCOMP-II

Comecem por criar e guardar em disco um Notebook com o nome TFC5_grupo.nb, onde 'grupo' é o nome do vosso grupo de trabalho. Neste Notebook criem uma célula de título identificando os elementos constituintes do grupo (nome, número e contactos).


Problema 1

Faça um estudo do pêndulo simples de comprimento [Graphics:Images/Pratica5_gr_3.gif] no campo gravítico [Graphics:Images/Pratica5_gr_4.gif] SEM a aproximação [Graphics:Images/Pratica5_gr_5.gif], i.e. para movimentos angulares arbitrários.            
Resolva numéricamente a equação diferencial deste pêndulo usando [Graphics:Images/Pratica5_gr_6.gif] com as apropriadas condições iniciais. Faça gráficos representando o tipo de movimentos obtidos com diferentes condições iniciais.
Calcule o período [Graphics:Images/Pratica5_gr_7.gif] deste pêndulo verdadeiro em função da posição inicial parada [Graphics:Images/Pratica5_gr_8.gif], usando o facto de que uma oscilação completa leva quatro vezes o tempo de ir de [Graphics:Images/Pratica5_gr_9.gif] a [Graphics:Images/Pratica5_gr_10.gif].
Compare o seu valor com a expressão :  [Graphics:Images/Pratica5_gr_11.gif]        
([Graphics:Images/Pratica5_gr_12.gif] a função nativa [Graphics:Images/Pratica5_gr_13.gif] de [Graphics:Images/Pratica5_gr_14.gif] e [Graphics:Images/Pratica5_gr_15.gif]) e represente gráficamente o desvio relativamente à fórmula [Graphics:Images/Pratica5_gr_16.gif] usada para pequenas oscilações.

Solução 1


Problema 2

Analise o sistema do problema anterior no espaço de fases com coordenadas [Graphics:Images/Pratica5_gr_46.gif], integrando um sistema de duas equações diferenciais de 1ª ordem. Represente gráficamente o movimento neste espaço. Visualise os três tipos de curva que pode obter e interprete-as.        
Determine a velocidade angular [Graphics:Images/Pratica5_gr_47.gif] na posição inicial  [Graphics:Images/Pratica5_gr_48.gif] necessária  para que o pêndulo atinja a posição de equilíbrio instável  [Graphics:Images/Pratica5_gr_49.gif]. Despreze atritos no movimento.

Solução 2


Problema 3

Faça um desenvolvimento em série de Taylor da função nativa [Graphics:Images/Pratica5_gr_64.gif] na vizinhança de [Graphics:Images/Pratica5_gr_65.gif] e deduza a expressão para o termo geral [Graphics:Images/Pratica5_gr_66.gif].  

Use a função [Graphics:Images/Pratica5_gr_67.gif] para calcular o raio de convergência desta série, i.e. o valor [Graphics:Images/Pratica5_gr_68.gif] para o qual se verifica que a série converge quando [Graphics:Images/Pratica5_gr_69.gif] e diverge quando [Graphics:Images/Pratica5_gr_70.gif].

Determine a condição sobre [Graphics:Images/Pratica5_gr_71.gif] e [Graphics:Images/Pratica5_gr_72.gif] para que a série seja convergente quando [Graphics:Images/Pratica5_gr_73.gif].

Para examinar o comportamento da série quando  [Graphics:Images/Pratica5_gr_74.gif] use o teste de Gauss: uma série de termos positivos [Graphics:Images/Pratica5_gr_75.gif] é convergente se, a partir de um valor [Graphics:Images/Pratica5_gr_76.gif],

                                                       [Graphics:Images/Pratica5_gr_77.gif]
onde [Graphics:Images/Pratica5_gr_78.gif] e [Graphics:Images/Pratica5_gr_79.gif] são constantes e [Graphics:Images/Pratica5_gr_80.gif].

Use as funções [Graphics:Images/Pratica5_gr_81.gif] e [Graphics:Images/Pratica5_gr_82.gif] para armazenar num ficheiro "hyper.dat" os valores reais com 5 dígitos da função [Graphics:Images/Pratica5_gr_83.gif] avaliada em 256 pontos no domínio de convergência [Graphics:Images/Pratica5_gr_84.gif].  Use [Graphics:Images/Pratica5_gr_85.gif] para fazer um [Graphics:Images/Pratica5_gr_86.gif] desses dados.


Problema 4

Construa um operador genérico [Graphics:Images/Pratica5_gr_87.gif]  que, dada uma função [Graphics:Images/Pratica5_gr_88.gif] de coordenadas generalizadas [Graphics:Images/Pratica5_gr_89.gif] e respectivos momentos [Graphics:Images/Pratica5_gr_90.gif], deduza as componentes do respectivo campo vectorial hamiltoneano [Graphics:Images/Pratica5_gr_91.gif], cujas componentes obedecem às Equações de Hamilton  
                                                    [Graphics:Images/Pratica5_gr_92.gif]    e       [Graphics:Images/Pratica5_gr_93.gif]
                                                    
Use as funcionalidades de  [Graphics:Images/Pratica5_gr_94.gif]  para representar o campo hamiltoneano para funções de duas variáveis, e em particular aplique-o ao Hamiltoneano (i.e. função Energia Total) do pêndulo simples do primeiro problema.  

Solução 4


Converted by Mathematica      May 22, 2001